Pedrinho era um menino que tinha muita imaginação,tudo na vida dele era de faz de conta.
Faz de conta que sou piloto,faz de conta que sou médico, faz de conta que sou um astronauta , faz de conta que sou professor....
Professor ?
Pedrinho parou e ficou a meditar nisso; pensou,pensou; sua cabeça estava girando e Pedrinho não conseguia entender o que fazia um professor.
Resolveu perguntar à sua mãe o que fazia um professor .
- Professor de que ? , perguntou a mãe de Pedrinho.
Ele pensou, pensou e não conseguiu responder; nunca havia pensado naquilo. Nunca havia pensado em quem era o responsável por ensinar o piloto a pilotar um avião,ou um médico a cuidar dos doentes ; o astronauta por exemplo, Pedrinho não sabia nem o que ele fazia lá no espaço !
Após pensar bastante perguntou à sua mãe novamente:
_Mamãe, o que faz um professor de História ?
_Filho, um professor de história ensina criança como você tudo que ele um dia aprendeu sobre a história de um povo, de um país, de uma nação...
_Ah, então quer dizer que se não existisse professor, ninguém saberia pilotar um avião,ninguém saberia ir ao espaço, ninguém saberia curar as doenças ?
_ É isso mesmo filho !
pedrinho pensou, pensou,......
E percebeu que então havia alguma coisa errada; se o professor é assim tão importante, por que os amiguinhos da escola não respeitavam o professor e fazia tanta bagunça quando ele estava explicando ?
No dia seguinte ao chegar à escola , Pedrinho tentou falar à seus amigos a importância que tinha o professor, mas seus amigos sequer ouviram o que ele tinha a dizer e ainda zombaram dele, disseram que ele estava puxando o saco do professor.
Pedrinho entrou na sala de aula bastante chateado, sentou-se e quando o professor entrou e o viu tão chateado, quis saber o motivo de tanta chateação .
Por um instante pedrinho pensou em contar tudo que ouviu de sua mãe e tudo o que havia tentado fazer sem sucesso, mas imaginando que iria magoar o professor , apenas respondeu:
_È que as férias estão chegando e vou sentir muita saudade da escola, dos meus amigos e de você, meu querido professor.
O professor sorriu e falou:
- Não se preocupe, Pedrinho , a escola ainda estará aqui quando você voltar das férias, com certeza fará muito mais amizades, e quanto a mim, estarei sempre com você, porque sendo um bom aluno como sei que é, aproveitará o conhecimento que repassei à você e o levará por toda sua vida .
-Aluno e professor sorriram felizes, um por que sabia que estava valorizando, outro por que sabia que estava sendo valorizado .
Por: Ilda Neto -a ser publicado (São Paulo,abril 2007)